Excursão por uma Cidade Cega


Sobre o
Documentário
“Excursão por uma Cidade Cega” foi dirigido por Davi Arteac, a partir do processo concebido e encenado por Carlos Alberto Ferreira.
Segundo Davi Arteac, diretor do documentário, a produção revela as múltiplas facetas das cegueiras existentes na Cidade, por meio de imagens, relatos e cenas, da relação dos atores com o público, e da passagem da sala de ensaio à rua.
A produção videodocumental aprofunda as discussões sobre a ressignificação do espaço urbano através da temática da cegueira e do estímulo sensorial, tema que norteou a criação do espetáculo performático Cidade Cega, A proposta do “Excursão por uma Cidade Cega” é continuar e aprofundar a reflexão sobre as diferentes cegueiras, através da ótica da câmera. Para tanto, Arteac revela , entre sutilezas, as múltiplas facetas das cegueiras existentes na Cidade, por meio de imagens, relatos e cenas, que retrataram o percurso do Cidade Cega, dos atores ao público, da sala de ensaio à rua.
O espetáculo performático, concebido e encenado por Carlos Alberto Ferreira tem inspiração nas obras como Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, e a peça Os cegos, de Michel de Ghelderode e Maurice Maeterlinck, além das poesias de Sonia Rangel, buscou retratar a Cidade sob uma nova perspectiva. O texto foi interpretado por atores com deficiência visual e chamou a atenção da cena artística de Salvador por mesclar os gênero de teatro de rua com performance artística.
Temporada
Paris

A turnê França teve como proposta levar o os questionamentos do documentário para além das fronteiras de nossa cultura.
Uma experiência ímpar e inesquecível.
O espetáculo “Cidade Cega”, do grupo de teatro baiano NOZ CEGO, formado por atores cegos ou de baixa visão, fez uma intervenção e três apresentações em Paris, na França, entre os dias 21 e 25 de novembro de 2017.
Programação "Cidade Cega", Paris 2017
21 de novembro de 2017 às 17h - A intervenção "Cidade Cega" e "A excursão para uma cidade cega", a triagem do documentário de Davi ARTEAC e a exposição fotográfica de Ingrid LAGO que retraçam a realização da Cidade Cega na Embaixada do Brasil, 34, cours Albert 1er, 75008 -Paris.
23 e 24 de novembro de 2017 às 18h - "Cidade Cega" na Cité Internationale Universitaire de Paris, 17 Boulevard Jourdan, 75014 - Paris. A reunião pública acontece na entrada principal da Cité internationale, sob as arcadas
25 de novembro de 2017 15h - "Cidade Cega" na frente do Centro Georges POMPIDOU em Place Georges Pompidou, 75004 Paris. A reunião pública será no Rambuteau Street, ao lado do museu Pompidou, antes do cinema MK2 Beaubourg





DEPOIMENTOS
“O compilado aprofunda a reflexão sobre as diferentes cegueiras, ao mesmo tempo em que busca sintonia entre imagem e fala com o objetivo de atingir a todos os espectadores, cegos ou não. "
AGENDA CULTURAL
“Excursão por uma Cidade Cega”tem como eixo a reflexão sobre os variados tipos de cegueiras existentes.
CULTURA BA
NA MÍDIA
https://prezi.com/ymv4qw-z0zev/documentario/
https://7encontroscomainclusao.blogspot.com/
https://www.escavador.com/sobre/8430185/carlos-alberto-ferreira-da-silva
https://www.escavador.com/sobre/8861422/wagner-lacerda-de-oliveira
https://www.bahianoticias.com.br/pesquisa?search=cega
https://www.facebook.com/excursaoporumacidadecega/
https://www.facebook.com/watch/?v=1704862396463347
https://www.youtube.com/watch?v=W6S-FM-nm5c
https://www.facebook.com/excursaoporumacidadecega/
http://agendacultural.ba.gov.br/excursao-por-uma-cidade-cega/
https://aloalobahia.com/fotos/cidade-cega